07 outubro, 2010

Perda de biodiversidade e nossa saúde


“Biodiversidade” é uma palavra nova, que vem da junção dos termos “diversidade” e “biológica”. Abrange desde as grandes diferenças entre os organismos vivos de ecossistemas diversos (por exemplo, entre animais marinhos e animais terrestres) até as variações genéticas entre indivíduos da mesma espécie. É, em poucas palavras, toda a riqueza e variedade que encontramos na natureza.

No entanto, essa riqueza está ameaçada. Estamos perdendo espécies e habitats a uma velocidade alarmante.

Um estudo realizado por cientistas dos Jardins Botânicos de Kew (Grã-Bretanha), do Museu de História Natural de Londres e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), chegou à desconcertante conclusão de que 22% das espécies de plantas do mundo, ou seja, aproximadamente uma em cada cinco, estão sob risco de extinção devido a atividades humanas, especialmente à transformação de habitats naturais em áreas para a agricultura e pecuária. Ainda segundo o estudo, a pior situação está bem aqui, pertinho de nós. As áreas de florestas tropicais, como a Amazônia brasileira, são as que correm maior risco. Leia mais sobre o estudo em matéria do jornal O Globo.

E por que devemos nos preocupar com isso?

Porque a biodiversidade é a base da vida do planeta. Estamos todos conectados em uma verdadeira teia da vida. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria prima industrial consumida pelo ser humano.

Se houver uma crise de biodiversidade, nossa saúde e meios de subsistência também estarão em risco. Certos organismos são vitais para a saúde da floresta; a saúde da floresta, por sua vez, é vital para a nossa saúde.

Nos próximos posts, nós iremos contar o que pode ser feito para conter esse problema, e como você pode ajudar nessa luta.


Fonte:http://cuidardanatureza.wwf.org.br