22 outubro, 2010

1° Festival de Escalada em Laguna



Os Apceanos Aline, Gezaela, Tarcisio eo nosso conterraneo Ricardo Leffa, Marcaram presença no Festival de Escalada que ocorreu no dia 09 e 10 deste mês, na praia do Gravatá em Laguna, o evento foi organizado pela Pousada Vila Gravatá em parceria com a ASGEM e GMT, marcando presença montanhistas de várias partes do Sul do Brasil.
O dia Foi marcado com escaladas em Top Rope, Boulders e vias com movéis. Iniciamos o dia nos Top Rope, para nós que estamos iniciando nessa atividade o contato foi muito bacana, já os mais ousados como o Tarcisio ea Gezaela, brincaram um pouco mais em vias díficeis e em Bouders.
No anoitecer a celebração continuou com competições de Boulders e Slack Line, No Slack Line a Praia Grande, foi muito bem representada pelos Apceanos, faturando a competição, com o 1° Lugar feminino com a Aline eo Masculino com o Ricardo Leffa.
Foi um dia especial de aprendizagem e interação com o pessoal, nos divertimos nos boulders e nas pequenas paredes de granito à beira da praia.

10 outubro, 2010

Resgate no Rio do Boi


No dia 19 de setembro, havia cerca de 30 pessoas na trilha do Rio do Boi, interior do Canyon Itaimbezinho – Praia Grande – SC.
Passando a cachoeira leite moça, por volta das 12h00min, ocorreu uma entorse com um rapaz que fazia parte do primeiro grupo que entrou na trilha. O resgate foi acionado pelo pessoal do PARNA, chamando os Guias Flávio e Leonardo, que fazem parte da APCE, e o Bombeiro Comunitário Gabriel e mais alguns funcionários do PARNA, para a ajuda no deslocamento para a saída da trilha.
As dificuldades foram grandes, no principio pela comunicação com o pessoal do PARNA, que foi atendida com rapidez pelo guia que acompanhava o grupo, que se deslocou até a guarita do IBAMA, chamando assim a ajuda, que foi atendida com muita rapidez e agilidade pelo pessoal da Associação e pelo bombeiro comunitário.
Também foi de grande valia a ajuda dos outros guias que estavam na trilha, que prestaram todo o atendimento inicial.
O resgate durou cerca de 7 horas, o turista foi levado com segurança até o hospital onde foram tomados todos os procedimentos necessários.

07 outubro, 2010

Comunidade Local visita o Parque Nacional


No dia 06 de outubro de 2010, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Praia Grande, através do Projeto Social de Geração de Trabalho e Renda, promoveu um passeio em parceria com APCE no canion Itaimbezinho, Parque Nacional de Aparados da Serra, para as mulheres que estão realizando o curso de pintura e manicure. A proposta do passeio faz parte do Projeto, pois possibilita o enriquecimento cultural do grupo, considerando que muitas não teriam condição de um passeio como este devido a situação socioeconomica.



Perda de biodiversidade e nossa saúde


“Biodiversidade” é uma palavra nova, que vem da junção dos termos “diversidade” e “biológica”. Abrange desde as grandes diferenças entre os organismos vivos de ecossistemas diversos (por exemplo, entre animais marinhos e animais terrestres) até as variações genéticas entre indivíduos da mesma espécie. É, em poucas palavras, toda a riqueza e variedade que encontramos na natureza.

No entanto, essa riqueza está ameaçada. Estamos perdendo espécies e habitats a uma velocidade alarmante.

Um estudo realizado por cientistas dos Jardins Botânicos de Kew (Grã-Bretanha), do Museu de História Natural de Londres e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), chegou à desconcertante conclusão de que 22% das espécies de plantas do mundo, ou seja, aproximadamente uma em cada cinco, estão sob risco de extinção devido a atividades humanas, especialmente à transformação de habitats naturais em áreas para a agricultura e pecuária. Ainda segundo o estudo, a pior situação está bem aqui, pertinho de nós. As áreas de florestas tropicais, como a Amazônia brasileira, são as que correm maior risco. Leia mais sobre o estudo em matéria do jornal O Globo.

E por que devemos nos preocupar com isso?

Porque a biodiversidade é a base da vida do planeta. Estamos todos conectados em uma verdadeira teia da vida. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria prima industrial consumida pelo ser humano.

Se houver uma crise de biodiversidade, nossa saúde e meios de subsistência também estarão em risco. Certos organismos são vitais para a saúde da floresta; a saúde da floresta, por sua vez, é vital para a nossa saúde.

Nos próximos posts, nós iremos contar o que pode ser feito para conter esse problema, e como você pode ajudar nessa luta.


Fonte:http://cuidardanatureza.wwf.org.br